Início

Os objetivos principais da Medicina Nuclear são o diagnóstico e tratamento através da utilização de pequenas quantidades de substâncias radioativas não seladas chamadas de radiofármacos. É uma especialidade médica fundamentalmente dirigida para a avaliação funcional e metabólica dos diversos órgãos, aparelhos e sistemas do corpo humano. Pode fornecer informações muito importantes em múltiplas áreas da Medicina, nomeadamente em Oncologia, Cardiologia e Pneumologia, Endocrinologia, Ortopedia, Nefro-urologia, Gastrenterologia, Neurologia, Pediatria, etc... .
Os radiofármacos são administrados aos pacientes, a maior parte das vezes por via endo-venosa, sendo posteriormente detetados em Câmaras Gama ou Câmaras PET. Com estes aparelhos é assim possível obter imagens que refletem o funcionamento ou metabolismo de um órgão ou tecido.
Os profissionais que trabalham diretamente com os radiofármacos estão, desta forma, expostos à radiação ionizante, sendo, por isso, necessário fazer essa monitorização.
Este Web site permite que os utilizadores registados possam fazer a consulta da sua exposição à radiação ionizante através da leitura dos valoras da dosimetria individual.